Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus. (Mateus 19:14)
domingo, 8 de fevereiro de 2015
Padrão inatingível de de Beleza
Hoje vimos muitas mulheres que chegam a castigar o próprio corpo em prol de um padrão de beleza que elas acreditam ser o ideal é a síndrome chamada PIB (Padrão Inatingível de Beleza), aonde se projeta na mente algo que a pessoa acredita ser o mais perfeito e ali ela tenta buscar aquela projeção, porém essa projeção é a ilusão de correção de defeitos imaginários, então nunca se consegue chegar nessa projeção. Porem isso muitas vezes pode acarretar em series de problemas psicológicos. Porque esse padrão é o que é estabelecido pela mídia e muitas vezes não ‘é o padrão saudável de se ter.
A conseqüência é mais grave do que se imagina. Vejam como se dá o processo. Uma mulher observa imagens das modelos cujos corpos são diferentes do seu. Essas modelos usam roupas, jóias, sapatos, xampus, celulares e perfumes que ela gostaria de adquirir. A mulher registra não apenas os objetos do desejo em seu inconsciente, mas a imagem das modelos também. A imagem das modelos estimula a busca paranóica pelo padrão inatingível de beleza que expande a ansiedade, que por sua vez é projetada na necessidade de consumir o objeto. Este processo gera o consumismo. Os homens também são afetados por ele.
Além de as modelos serem completamente maquiadas e terem um padrão de beleza fora do comum, a computação gráfica tira todos os "defeitos" que possuem, como manchas, sardas, pintas, verrugas, estrias, celulite. A imagem trabalhada artificialmente nas fotos contribui mais ainda para produzir um padrão tirânico de beleza. As próprias modelos ambicionam ter a beleza com a qual saem nas fotos. A paranóia é geral.
Nas crianças e nas adolescentes, o padrão doentio de beleza afeta as áreas mais importantes da personalidade. Desde cedo elas deixam de se sentir belas, atraentes, e passam a ser controladas pelo desejo asfixiante de serem o que não são. Crianças e adolescentes, inclusive os garotos, querem consumir cada vez mais para tentar tampar o buraco emocional que o sistema predador abriu. Isso pode gerar seqüelas que se perpetuarão por toda a vida. Eles nunca mais olharão para si mesmos com singeleza, suavidade, encanto.
Agora pensa comigo: - Se nas sociedades modernas existem mais de dois bilhões de mulheres com acesso à TV, ao cinema, revistas, jornais, materiais de propaganda, você está dizendo que crê que a maioria delas, enfim, pelo menos mais de um bilhão de mulheres são afetadas por essa síndrome, têm um transtorno da auto-imagem?
Você quer ser escrava do padrão doentio de beleza difundido pela mídia ou quer ser livre? Sem reeducar sua emoção para ser livre, você andará em círculos.
Mas agora deixa eu te contar uma coisa você e eu, somos lindos porque somos a imagem e semelhança do nosso criador. Então espante esses pensamentos de perfeição e se entregue a perfeição Deus totalmente. Busque conteúdo do céu na palavra de Deus. E verás o que é realmente se sentir amada e deixar de ver os defeitos do seu corpo.
Extraído do livro
Ditadura da beleza e revolução das mulheres
Autor Augusto Cury
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário