segunda-feira, 14 de setembro de 2015

VOCÊ TEM FEITO DISCÍPULOS?

VOCÊ TEM FEITO DISCÍPULOS?
Depois que Jesus concluiu sua obra na cruz ressuscitando dentre os mortos, foi assunto ao céu; mas antes, deu à igreja a grande comissão. A igreja é enviada ao mundo para fazer discípulos de todas as nações, integrando os novos convertidos na comunidade da fé pelo batismo e, em seguida, discipulando-os pelo ensino que desemboca na prática da vida cristã. Jesus não quer fãs, mas discípulos. Ele não busca admiradores, mas discípulos. O papel da igreja é levar não apenas as pessoas a Cristo, mas também, à maturidade espiritual.


Hernandes Dias Lopes

domingo, 26 de julho de 2015

Cumprindo o ide do Senhor.


      Nos dias 17 e 18 de julho de 2015, estivemos na cidade de Major Vieira levando a Mensagem da Salvação através do livro sem palavras que aprendi a utilizar no CEDIC (Curso de Evangelismo e Discipulado de Crianças) ministrado na APEC de Florianópolis. Lá falamos sobre o amor de Deus por nós, sobre o céu, o pecado, o sacrifício de Jesus por nós, sobre se tornar filho de Deus e o que devemos fazer para crescer com Jesus. Tivemos o prazer de levar alegria para aquelas crianças através de louvores e com a companhia da Lilica e do vovô Nico. Conseguimos atender á 80 crianças que sairam com corpo e alma saciados. 
      Para você que não conhece a cidade segue informações extraídas do IBGE: Major Vieira é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina, esta a uma altitude de 786 metrosSua população estimada em 2011 era de 7.523 habitantes. Possui uma área de 544,51 km². Possui colonização alemã, italiana, polonesa e ucraniana. A principal atividade econômica é a agricultura em especial o cultivo de fumo, soja e milho,dentre outras variedades de alimentos. É um município pequeno e com muitas necessidades.
       Para o trabalho com as crianças ter continuidade ao Domingo pela manhã conversamos com as professoras e passamos um pouco do conhecimento que adquirimos durante os cinco anos que estamos no departamento infantil da Assembleia de Deus de Fundos de Biguaçu.
      Agradeço à Deus por colocar pessoas que contribuiram e viabilizarão esta obra que realizamos e que vamos continuar, pois ainda há muito para ser feito. Pois cumprindo o ide do Senhor estamos! 
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." Eclesiastes 9:10   

Segue algumas fotos do que aconteceu por lá:

























segunda-feira, 25 de maio de 2015

Marcado por um chamado

Eu sou Bruna da Silva Pinheiro Martins, tenho 21 anos de idade, estou cursando o 5º semestre de Psicologia, casada, líder do departamento infantil da igreja de AD-Fundos de Biguaçu , assistente pedagógica do UCRIADBI (União das crianças da Assembleia de Deus de Biguaçu), formada pela APEC em Evangelismo infantil.
Há aproximadamente cinco anos atrás estive um pouco afastada da igreja. Não de Deus, porque Ele nunca abandona os seus. Antes de iniciar este período de afastamento em minha vida, ouvi algumas vezes Deus dizendo que era para eu afastar-me de algumas amizades. Sem dar ouvidos, continuei envolvida com essas pessoas, com isso fui cada vez me afastando mais da igreja. Não cheguei a sair da igreja, mas me tornei aquela pessoa de apenas corpo presente. O famoso crente de Domingo. Muitas vezes ouvi de Deus que Ele queria me abençoar, que queria prosperar a minha vida, mas que eu precisava tomar uma decisão. Como Deus sempre tem um escape para a nossas vidas, foi isso que aconteceu comigo. Através de alguns amigos em comum, comecei a me aproximar dos jovens da AD de fundos. Lembro como se fosse hoje o dia em que me aproximei deles. Um show do Fernandinho na life. Naquele dia Deus falou fortemente ao meu coração e ali que comecei a tomar forças para uma decisão.
Aprendi que Deus nunca vai colocar pessoas em teu caminho que te farão cair, mas que as pessoas que Ele colocar em teu caminho será para unir forças. Deus fez isso comigo. Ele me levou para uma igreja onde conheci meu marido, ele colocou exemplos ao meu redor, ao qual Ele sempre dizia em meu coração, esta vendo a vida de tal pessoa, anda com ela, ali eu posso te dar amizades reais. Foram pessoas ao qual eram admiráveis, exemplares, pessoas que eu comecei a olhar e dizer "nossa quero ser como elas", não igual a elas. Lembre-se sempre disso, nossa carne é fraca. Nunca somos fortes sozinhos, mas com oração e um amigo disposto a orar junto conosco, podemos nos tornar mais forte.
Deus marcou a minha vida nessa igreja. Passei a ser uma pessoa que jejua, que ora, que lê a bíblia, a qual além de ler, busca compreender. Aprendi amar meu próximo sem igual, apesar de que, amar o próximo é um processo ao qual ainda estou aprendendo, pois nossa realidade capitalista e consumista que sempre nos leva ao egoísmo, e um egoísta não consegue amar o próximo.
Com isso, aprendi que tudo, TUDO, tem um tempo determinado por Deus, e que todas, TODAS as coisas cooperam para o bem dos que amam ao Senhor. Então se você ainda não entrou na faculdade, ou ainda não conseguiu aquele emprego esperado, ou não esta namorando, ou não descobriu qual é a sua vocação profissional, ou, não descobriu qual é o seu ministério. Calma e preste muita atenção no que eu vou dizer agora. Deus está te preparando para o que Ele tem na tua vida, e pode ter certeza, vai ser muito melhor do que você pensa. Deus está preparando o melhor.
É difícil? Muito! Muito mesmo! Mas Deus vai te dar forças. Ele vai colocar amigos de verdade ao seu lado, vai te dar exemplos a ser seguido, vai te ensinar mais sobre o jejum e a oração. Agora para não ficar só em minhas palavras, vou te dar 7 dicas para te ajudar a entender e esperar o que Deus tem para você:

1. Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apoies no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5

2. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. Salmos 37:5

3. Tenha a plena certeza: todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 (Quando você não acreditar, repita isso em sua mente varias vezes)

4. “Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1.9

5. Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca. Mateus 26:41

6.  Acredite que um amigo de verdade faz toda diferença. “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24


              7. A sua hora vai chegar: Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Isaías 60:1

E sorria sempre mesmo que tudo esteja difícil afinal: “O coração alegre aformoseia o rosto” Provérbios 15:13



sexta-feira, 27 de março de 2015

Passeata Evangelística

Bom dia meus queridos e queridas!
O blog ficou uns dias parado, mas estamos voltando as atividades e com palavras semanais.
Então como o dia aqui em SC está propicio a estar em casa aconchegante em nossos cobertores, porque ninguém é de ferro, que tal curtir os clicks da nossa passeata evangelística.
Entregamos neste ultimo domingo dia 22/03 em média 300 folhetos juntamente com os amiguinhos de Jesus.
No final de tudo só nos resta agradecer

Até o Mateus não pode ficar de fora dessa

Mamãe e Papai incentivando o Mateus a falar do amor de Deus

A Criançada pegando os folhetos.


Não podia faltar um self com a Tia Layane

E para encerrar nós Amiguinhos de Jesus cantando a noite.

Obrigado pelo apoio dos pais que participaram conosco, vocês são peças fundamentais para a nossa obra.

Atenciosamente;
Diretoria dos Amiguinhos de Jesus

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Inversão de valores!

Em dias tão turbulentos e trabalhosos parece tão normal falar em inversão de valores. Será? Mas afinal de contas o que é inversão de valores? “Já ouvi falar tanto nisso, mas não sei o que é”.
Quando falamos em valores refere-se ao princípio ético e social aceito por uma pessoa ou grupo, ou seja, suas regras, padrões e valor atribuído a cada tipo de comportamento humano.
Atualmente, tem ocorrido uma “inversão” desses valores: a ética e a moral cristã, antes aprovada pela sociedade, vêm sendo sistematicamente substituída por princípios amorais e mundanos.
Por que isto está acontecendo? Porque hoje temos uma sociedade que valoriza mais a criação do que o criador. Porque vemos a valorização do novo e o descaso com o velho.
A sociedade capitalista fez com que o mesmo valor que damos a produtos seja dado a pessoas. Substituímos a presença ou a falta dela por objetos e com isso o amor vai se perdendo.
Paulo nos deixa um conselho: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. (Romanos 12.2)






domingo, 8 de fevereiro de 2015

Padrão inatingível de de Beleza

    
 Hoje vimos muitas mulheres que chegam a castigar o próprio corpo em prol de um padrão de beleza que elas acreditam ser o ideal é a síndrome chamada PIB (Padrão Inatingível de Beleza), aonde se projeta na mente algo que a pessoa acredita ser o mais perfeito e ali ela tenta buscar aquela projeção, porém essa projeção é a ilusão de correção de defeitos imaginários, então nunca se consegue chegar nessa projeção. Porem isso muitas vezes pode acarretar em series de problemas psicológicos. Porque esse padrão é o que é estabelecido pela mídia e muitas vezes não ‘é o padrão saudável de se ter.
     A conseqüência é mais grave do que se imagina. Vejam como se dá o processo. Uma mulher observa imagens das modelos cujos corpos são diferentes do seu. Essas modelos usam roupas, jóias, sapatos, xampus, celulares e perfumes que ela gostaria de adquirir. A mulher registra não apenas os objetos do desejo em seu inconsciente, mas a imagem das modelos também. A imagem das modelos estimula a busca paranóica pelo padrão inatingível de beleza que expande a ansiedade, que por sua vez é projetada na necessidade de consumir o objeto. Este processo gera o consumismo. Os homens também são afetados por ele.
     Além de as modelos serem completamente maquiadas e terem um padrão de beleza fora do comum, a computação gráfica tira todos os "defeitos" que possuem, como manchas, sardas, pintas, verrugas, estrias, celulite. A imagem trabalhada artificialmente nas fotos contribui mais ainda para produzir um padrão tirânico de beleza. As próprias modelos ambicionam ter a beleza com a qual saem nas fotos. A paranóia é geral.
     Nas crianças e nas adolescentes, o padrão doentio de beleza afeta as áreas mais importantes da personalidade. Desde cedo elas deixam de se sentir belas, atraentes, e passam a ser controladas pelo desejo asfixiante de serem o que não são. Crianças e adolescentes, inclusive os garotos, querem consumir cada vez mais para tentar tampar o buraco emocional que o sistema predador abriu. Isso pode gerar seqüelas que se perpetuarão por toda a vida. Eles nunca mais olharão para si mesmos com singeleza, suavidade, encanto.
     Agora pensa comigo: - Se nas sociedades modernas existem mais de dois bilhões de mulheres com acesso à TV, ao cinema, revistas, jornais, materiais de propaganda, você está dizendo que crê que a maioria delas, enfim, pelo menos mais de um bilhão de mulheres são afetadas por essa síndrome, têm um transtorno da auto-imagem?
     Você quer ser escrava do padrão doentio de beleza difundido pela mídia ou quer ser livre? Sem reeducar sua emoção para ser livre, você andará em círculos.
     Mas agora deixa eu te contar uma coisa você e eu, somos lindos porque somos a imagem e semelhança do nosso criador. Então espante esses pensamentos de perfeição e se entregue a perfeição Deus totalmente. Busque conteúdo do céu na palavra de Deus. E verás o que é realmente se sentir amada e deixar de ver os defeitos do seu corpo. 


Extraído do livro 
Ditadura da beleza e revolução das mulheres 
Autor Augusto Cury

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Por que investir em crianças?

   "Criança dá trabalho", "criança incomoda", "criança não para quieta", "você viu aquele menino (a) como ele incomodo hoje". Quantas vezes você já ouviu alguém mencionar uma dessas frases ou lançar alguma outra expressão pejorativa referente a alguma criança?
Muitas vezes esquecemos que já fomos crianças um dia, e nos esquecemos de principalmente como era ser uma criança. Quando lemos na bíblia o livro de Lucas 6.31 encontramos um texto que nos diz: Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. E achamos que a bíblia é aplicada apenas para adultos. Mas não é bem assim. A bíblia é para todas as idades é para todos, sem exceção. Criança tem que ser tratada com respeito, se você quer respeito dela. 
Muitos pais se lembram daquele texto que diz: vós filhos obedeceis a vossos pais que é o primeiro mandamento com promessa (Efésios 6.2-3), mas esquecem do versículo a seguir que diz, vós pais não provoquem a ira em vossos filhos.
Papai e mamãe seus filhos são o seu reflexo, o que eles são é reflexo do que você é para eles, do como você os trata e do limite que você estabelece para ele. Educação é necessário e é de suma importância e isso é responsabilidade sua e não da igreja, a igreja pode ser um suporte e lhe ajudar, mas é você quem vai precisar de ajuda e não o seu filho.
Muitas vezes nós educadores cristãos ouvimos reclamações: irmã meu filho está impossível, eu não sei mais o que eu faço. A minha pergunta é: mas o que você está fazendo? Talvez aí esteja a resposta para o seu problema. Repense a educação de seus filhos o problema pode não estar nele, mas em você!





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ministração aos Pequeninos

     Neste final de semana do dia 1 de fevereiro para honra e glória de Deus estivemos na cidade de Major Vieira-SC, ministrando a palavra de Deus aos pequeninos. Grande foi o mover de Deus nesta noite, podemos ver ali os pequeninos chorando e sentindo a presença Deus. E nesta noite muitas das crianças que estavam presente receberam a Jesus como seu salvador.
    A palavra levada ali foi sobre a parábola do Bom Pastor e ali nos rendemos ao ver quão grande é o amor de Deus pelas nossas vidas. Estávamos todos perdido no pecado, mas Jesus veio a terra nos encontrar. Ele é o Bom Pastor que vai atrás de nós. Creio, que se você está lendo essa mensagem é porque Deus está a sua procura. Talvez Ele já tenha te achado, mas com as circunstâncias da vida, você tenha se afastado do rebanho, mas hoje ele lhe dá a oportunidade de estar junto ao rebanho, seja você criança, adolescente, jovem ou adulto, Deus ele veio a terra para te salvar. E esse é o maior milagre de nossas vidas é a nossa salvação. Ore neste momento e o Senhor Jesus, O bom Pastor irá até você.
   Segue abaixo então algumas fotos do nosso divertido e abençoado encontro com O Bom Pastor!
E este é o trensinho que vai para o céu.

Esta princesa é a pequena Helena, que com 2 anos já ajuda a tia.


Apelo

Oração pelas vidas que receberam Jesus como Salvador


 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Será que eu tenho culpa?


"Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue." Jeremias 48:10

   Em 1º Samuel 15:1-31. Saul desobedece a Deus retendo a sua espada do rei dos amalequitas, Aguague e dos melhores animais dos amalequitas e assim Deus rejeita a Saul por ele ter retido a espada de Aguague, pois não fez como Deus Havia lhe ordenado. Fez aquilo que o Senhor lhe pediu, mas não da maneira como o Senhor havia pedido. Talvez você possa pensar como eu pensei um dia: "mas foi uma pessoa somente que ele deixou viva, e o que os animais tinham a ver com isso?".
   O problema foi que Saul deixou o Rei vivo, ou seja, a pessoa ao qual exercia influencia sobre o povo. Ele deixou o "LÍDER" dos amalequitas vivo. Uma pessoa que tinha astúcia, uma pessoa que exercia forte influencia ao qual tinha uma boa oratória, uma pessoa ao qual poderia controlar outra, através de sua inteligência e domínio. Porém o problema não foi somente este. A bíblia nos diz que é melhor obedecer do que sacrificar (Samuel 15.22), E Saul desobedeceu ao fazer as coisas do seu jeito.
   Saul fez a escolha, ele retirou sua espada do sangue, fez a obra do Senhor relaxamente, não deu ouvido a voz do Senhor, desobedeceu, e a consequência foi ser amaldiçoado por Deus.
   Nós pais e educadores muitas das vezes precisamos fazer algumas escolhas e muitas vezes até alguns sacrifícios por obediência ao Senhor. Existe certas coisas que nos dói ter que falar ou ter que fazer, e por doer é melhor ficarmos quietos, afinal se eu não falar ninguém irá saber, desta forma retiramos nossa espada do sangue, Deus esta vendo.
  Chamar atenção do seu filho, ou do seu aluno, pode ser uma coisa difícil, mas é algo que é necessário. Quando nos ausentamos das responsabilidades que nos são impostas muitas das vezes por assumir algum cargo na igreja ou apenas por ser pai e mãe estamos retendo a nossa espada do sangue. Quando fugimos de algum compromisso, ou quando fingimos que não vimos algo, estamos retendo nossa espada do sangue e a consequência de fazermos isso é ser amaldiçoado por Deus.
   Neste momento você pode está pensando que são coisas diferentes, mas não são. Deixe-me contar uma experiência: em um dia desses, em um culto de Domingo, uma das crianças ao qual tem três anos de idade ao passear pela igreja, viu um jovem com um pacote de bala halls sobre o banco. Ele lentamente deu mais uma andada e voltou e pegou o pacote de bala e retornou e sentou no banco juntamente com as crianças. Eu vendo ele com o pacote de bala na mãe perguntei de quem era, ele me respondeu que era seu, perguntei de quem ele havia ganhado ele disse que ganhou do tio, pedi que ele me mostrasse qual era o tio e ele me mostrou um jovem, então pensei: "Qual é o jovem que vai dar um pacote de halls cheio para uma criança?". Então pedi para a criança: fala a verdade, ele não te deu, não é? Ele ficou quieto então pedi que ele fosse devolver. Quando ele retornou, falou a verdade. Até o final do culto as balas já teriam acabado e seus pais não iriam ver. Como a orientação dada aos pais é para não trazer bala para o banco das crianças, perguntei aquela criança. Eu quanto líder poderia negligenciar está situação, mas estaria incentivando aquela criança ao roubo, sabendo que os comportamentos aprendidos nesta faixa-etária podem ser levados para a vida toda, estaria retirando a minha espada do sangue.
  Quando vimos um jovem, um adolescente ou criança fazendo alguma coisa errada e não o chamamos a atenção, não os aconselhamos, queremos nos ausentar achando que ele não vai gostar que falassem, ou pensando que isso é responsabilidade dos pais, somos amaldiçoados por Deus.
  A responsabilidade é muito grande e nos é cobrada aqui, mas nos será cobrado naquele dia também.
  Ter consciência do nosso chamado passa por este versículo do livro de Jeremias, precisamos saber da nossa responsabilidade e até onde vai o compromisso do nosso chamado.


Bruna Pinheiro

O relacionamento entre Pais e Filhos


Quando o apóstolo Paulo escreveu sua carta aos Efésios, ordenando aos pais: “e vós pais, não provoqueis vossos filhos à ira” (Ef 6:4) estava em vigência no Império Romano o regimedo páter potestas. O pai tinha o direito absoluto sobre os filhos: podia casá-los, divorciá-los, escravizá-los, vendê-los, rejeitá-los, prendê-los e até matá-los. Hoje, vivemos o reverso daquela triste situação. Nos idos de 1960, surgiu com a revolução hippie a aversão a toda instituição e autoridade. A família foi profundamente afetada. A autoridade dos pais foi questionada, abusada e repudiada.
Precisamos buscar a verdade para estabelecermos relacionamentos saudáveisentre pais e filhos e essa verdade está nas Escrituras. O apóstolo Paulo fala de duas coisas:
O dever dos filhos com os pais (Efésios 6:1-3)
Há três motivos pelos quais os filhos devem obedecer aos pais:
1) A natureza (v. 1) – A obediência dos filhos aos pais é uma lei da própria natureza, é o comportamento padrão de toda a sociedade. Os moralistas pagãos, os filósofos estóicos, a cultura oriental, as grandes religiões também defendem essa bandeira. Por isso, a desobediência aospais é um sinal de decadência da sociedade (Rm 1:28-30; 2 Tm 3:1-3).
2) A lei (v. 2-3) – Honrar pai e mãe é mais do que obedecer. Os filhos devem prestar não apenas obediência, como também devotar amor, respeito e cuidado pelos pais. Honrar pai e mãe é honrar ao próprio Deus; de igual modo, resistir a autoridade dos pais é resistir a autoridade do próprio Deus. Honrar pai e mãe traz benefícios preciosos como prosperidade e longevidade. Muito sofrimento, muitas lágrimas, muitas decisões precipitadas e casamentos infelizes não teriam acontecido se os filhos obedecessem aos seus pais.
3) O evangelho (v. 1) – Os filhos devem obedecer aos seus pais no Senhor. Os filhos devem obedecer aos seus pais porque são servos de Cristo. Eles obedecem aospais porque isso é agradável ao Senhor. O dever dos pais com os filhos (Efésios 6:4). O apóstolo Paulo exorta os pais não a exercer a sua autoridade, mas a contê-la. Mediante o pátria potestas o pai tinha todo o poder e podia castigar os filhos e abusar deles, exorbitando, assim, em sua função. Paulo, porém, ensina que o pai cristão deve imitar outro modelo. A paternidade é derivada de Deus (Ef 3:14-15; 4:6). Os pais humanos devem cuidar dos seus filhos como Deus Pai cuida da sua família. Paulo trata doassunto, de dois modos:
Uma exortação negativa (v. 4) – “… e vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira”. Os pais, no exercício da sua autoridade, podem exorbitar em sua função e abusar de seus filhos. Tanto o excesso como a ausência de autoridade provoca ira nos filhos e também gera neles desânimo (Cl 3:20). Os pais podem provocar a ira dos filhos quando:
a) por excesso de proteção – encarando-os sempre como crianças que precisam de cuidado e proteção;
b) por favoritismo – Isaque e Rebeca cometeram esse grave erro. Isaque amava mais Esaú, enquanto Rebeca tinha preferência por Jacó. Assim, os pais jogaram um filho contra o outro;
c) por desestímulo – há pais que nunca estão satisfeitos com os filhos. Cobram muito, mas não elogiam nada. Não dosam disciplina com encorajamento. Os filhos nunca conseguem atingir a expectativa dos pais;
d) por não reconhecer a diferença dos filhos – não há nada mais perigoso do que comparar um filho com outro. Se eles são peculiares não podem ser medidos pelo mesmo padrão. Eles têm personalidade, temperamento e habilidades diferentes. Muitos pais agridem os filhos querendo determinar para eles a escolha profissional e até mesmo o cônjuge;
e) por falta de diálogo – os pais irritam os filhos quando se trancam atrás dos muros do silêncio e fecham os canais de comunicação com eles. Davi chorou a morte de Absalão, mas não conversou com ele quando estava vivo;
f) por meio de palavras ásperas ou agressão física – os filhos ficam desanimados quando são castigados por motivos fúteis e por destempero emocional dos pais.
4) Exortações positivas (v. 4) – Os pais devem “criar os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor”. A palavra criar significa nutrir, alimentar. Calvino traduziu essa expressão como “sejam acalentados com afeição”. Os filhos precisam de segurança, limites, amor e encorajamento. Os pais precisam, também, treinar os filhos através da disciplina. A palavra Paidéia significa treinar através da disciplina. Outrossim, os pais precisam encorajar os filhos através da palavra. A palavra admoestação, nouthesia, significa educação verbal. É advertir e também estimular. Finalmente, os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos. A expressão “no Senhor” revela que o responsável pela educação dos filhos não é a escola nem mesmo a igreja, mas os próprios pais. A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas que cheguem a conhecer e obedecer ao Senhor.

Rev. Hernandes Dias Lopes.